Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Direito Tributário: destinação das taxas

Conforme o doutrinador Leandro Paulsen.

Publicado por Ângela Mendes Leal
há 8 anos

Sendo as taxas cobradas em razão de um serviço ou do exercício do poder de polícia, está clara a intenção do Constituinte no sentido de que tal implique o custeio de tais atividades estatais.

As taxas diferentemente dos impostos, são tributos com finalidade específica a determinar o destino do seu produto. Não se lhes aplica o art. 167, IV, da CF; pelo contrário, a destinação ao custeio da atividade que lhe enseje a cobrança é essencial, podendo estar explicitamente determinada na lei instituidora. Ainda que não haja vinculação expressa do produto da arrecadação, será ela presumida. O que não se pode admitir, pois revelaria a extrapolação da norma constitucional de competência, é a determinação legal de aplicação em outra atividade ou benefício de terceiros.Nas taxas, pois, há dupla vinculação: O fato gerador é vinculado à atividade estatal e, também, necessariamente, o produto da arrecadação terá de ser vinculado à atividade que justifica a instituição do tributo.

Decorre da própria outorga de competência a compreensão de que é feita para que a respectiva atividade seja custeada por aqueles que provocam o exercício do poder de polícia ou que se beneficiam de modo especifico e individualizado dos serviços públicos. O entendimento de que essas pessoas devem verter recursos adicionais ao estado, equivalentes ao custo da atividade que lhes diz respeito em particular, revela um ideal de justiça fiscal.

Fonte: Paulsen, LEANDRO. Direito tributário: Constituição e código tributário à luz da doutrina e da jusrisprudência/Leandro Paulsen. 11. Ed.- Porto Alegre:Livraria do Advogado Editora:ESMAFE, 2009.

  • Publicações3
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2810
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-tributario-destinacao-das-taxas/316639250

Informações relacionadas

Qual a destinação dos valores recebidos a título de impostos?

Profª Francys Balsan, Bacharel em Direito
Notíciashá 8 anos

Não confunda: tributo vinculado com tributo de receita vinculada

Eduardo Amaral, Escrevente
Artigoshá 6 anos

Taxa: Conceito, fato gerador, caráter vinculado e espécies

Paduan Seta, Advogado
Artigoshá 5 anos

O que são taxas de serviço e de polícia?

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que são as taxas no âmbito do direito tributário?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)